NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS SABERES E NOVAS FORMAS DE APRENDER

NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS SABERES E NOVAS FORMAS DE APRENDER
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domingo, 9 de setembro de 2012


Do quadro negro à lousa interativa
Lousa interativa, câmera de documentos, prancheta interativa. Bem-vindo ao novo universo da educação: o universo da era digital, que permite oportunidades e experiências novas e cada vez mais presentes no dia a dia de professores e alunos. Os avanços da era digital chegam pra ficar na educação, através de soluções inovadoras. Estar em sintonia com essas novas ferramentas para falar a linguagem do novo aluno que já é maioria nas salas de aula, seja ele de qualquer nível, é hoje um dos maiores desafios na educação. No Brasil, a experiência está presente em muitas instituições de ensino, que têm investido nessas novas ferramentas aplicadas dentro das salas de aula com resultados comprovadamente positivos na relação ensino-aprendizagem.
Para o professor Renan Gonçalves Cattelan, doutor em Ciência da Computação pela USP, na área de Sistemas Web e Multimídia Interativos, e professor adjunto na Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia, essas tecnologias vieram para ficar e complementar o ensino em sala de aula. "Acredito que, com a difusão da Internet, estejamos vivendo uma revolução no modo como as pessoas, especialmente os jovens, produzem e consomem informação e conhecimento. Com a educação não é diferente: uma nova realidade - enciclopédia digitais (ex. Wikipedia), microblogging (ex. Twitter), redes sociais (ex. Orkut, Facebook) - faz parte do cotidiano de milhões de alunos país afora, e professores e escolas, cedo ou tarde, precisarão adotar e se adaptar a essas novas tecnologias", complementa. Para o professor Renan, o principal benefício é que, com essas novidades, o conteúdo gerado já se encontra em formato digital, possibilitando inúmeras maneiras
de explorá-lo, estendê-lo e compartilhá-lo.

Experiências em todos os níveis do ensino
As possibilidades são muitas e já chegam a todos os níveis de instituições de ensino privadas e até públicas - universidades públicas, centros universitários, grandes escolas, colégios e cursos de idiomas - estão adotando o uso destes periféricos. Recentemente, a Faculdade de Computação da UFU adquiriu duas lousas interativas que serão utilizadas numa sala instrumentada para captura de aulas, permitindo que todo o conteúdo seja disponibilizado na íntegra, através da web, aos alunos do curso. O Colégio Pirlimpimpim São Paschoal também já adota a lousa interativa em atividades com alunos desde o maternal até o 9º ano (antiga 8ª série). Segundo o coordenador de TI e professor do colégio, Adriano Costa Oliveira, em apenas seis meses de trabalho os resultados são visíveis e refletem a satisfação e um melhor aproveitamento, tanto do professor quanto dos alunos. "No processo educativo tudo evoluiu e o conhecido quadro negro não poderia ficar de fora, também ganhou sua versão digital com a lousa interativa, abrindo na sala de aula uma janela direta com o mundo e possibilitando ao professor educar de forma inovadora e com uma linguagem que já é comum para nossos alunos. A meta do colégio é expandir a nova experiência e, em breve, poder contar com o equipamento em todas as salas de aula", observa o professor.
Tendo a oportunidade de conhecer algumas das novas tecnologias, a diretora do Sinpro, professora Rossana Abbiati Spacek, também reforça que as novas soluções vieram para ficar e faz um alerta: "O professor que não se atualizar em relação a essas novas ferramentas terá dificuldade de falar a linguagem do novo aluno e acabará perdendo muito. Toda essa evolução tecnológica pode até assustar um pouco e, às vezes, ser vista com certo receio, mas na verdade é uma ferramenta de grande valor. O resultado é real e palpável", conclui Rossana.

O prefeito Odelmo Leão, que teve a oportunidade de conhecer todos os artifícios da lousa digital, solicitou à Secretaria Municipal de Educação um estudo técnico para a implantação do sistema na rede municipal de ensino. Para Pryscila Borba, diretora da VTS Brasil, empresa especializada em projetos e soluções tecnológicas e responsável pelo desenvolvimento destas tecnologias em Uberlândia, há uma infinidade de recursos que o professor pode aplicar dentro de sala e a tecnologia deve ser vista como grande aliada no processo educacional. Melhora o nível de absorção das matérias, o desempenho escolar, a frequência, a empolgação e a motivação de todos. "Nós acreditamos que as soluções são inovadoras, mas sozinhas não fazem milagres.
O que deixa a aula mais interessante é a criatividade de quem as manipula. Por esta razão é fundamental o treinamento dos educadores, para que eles tenham completo domínio das ferramentas e possam fazer com que o ensino chegue de uma maneira mais incisiva aos estudantes", finaliza.

Algumas das mais modernas soluções tecnológicas voltadas para a educação
  • Lousa interativa - funciona conectada a um computador via USB ou Bluetooth que recebe a imagem projetada por um projetor multimídia. O mouse é a caneta eletrônica utilizada para desenhar, destacar elementos na tela, salvar e editar qualquer programa que esteja sendo executado. Na prática, o professor interage com todos os recursos de um computador no próprio quadro interativo: acesso à internet, recursos multimídia de áudio, filmes, e tudo isso ainda pode ser salvo e disponibilizado para os alunos, em qualquer outro momento, em arquivos PDF.

·       Câmera de documentos - permite a demonstração em tempo real de qualquer objeto ou documento na apresentação de conteúdos, gerando movimento, maior impacto e interesse no público.

• Prancheta eletrônica interativa - utilizando a prancheta, o professor opera o computador enquanto se movimenta livremente pela sala de aula, proporcionando interatividade com os alunos e com o conteúdo apresentado. 

por Maristela Gramacho - GA Comunicação

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