NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS SABERES E NOVAS FORMAS DE APRENDER

NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS SABERES E NOVAS FORMAS DE APRENDER
imagem google

domingo, 9 de setembro de 2012

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA SER TRABALHADA NA SALA DE INFORMÁTICA














 PROGRAMA “BROFFICE ORG WRITER” OU “PROCESSADOR DE TEXTO”: Nesse programa o professor poderá desenvolver atividades como: 
  • Digitação de textos de gêneros diversos; 
  • Produção de texto a partir de uma imagem,
  • Produção de texto com tema sugerido pelo professor; 
  •  Cruzadinhas; 
  •  Caça-palavras 
  • Criação de dicionário (bichodário, alfabeto de palavras, palavras retiradas de um texto, etc.) 
  • Ditado de palavras ou de textos; 
  •  Criação e elaboração de folder, calendário, cartões; 
  •  Produção e elaboração de informativo, jornal, e revista; 
  •  Criação de desenhos usando as formas geométricas;
  • Produção de tabelas;

                  SUGESTÕES DE ATIVIDADES


TEXTO:  O PATO     (VENICIUS DE MORAES)
Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há...(2x)
O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo..
Olá professor (a)!
Com a letra dessa música, você pode trabalhar no Editor de Texto: a digitação da letra dessa música; pode pedir para o aluno inserir imagens no texto de acordo com a letra da música; pode criar uma tabela com colunas para separar as palavras em ordem alfabética; pode trabalhar separação silábica, nº de sílabas, números de vogais e consoantes, palavras que rimam; os alunos podem pesquisar no dicionário palavras do texto e digitar no Editor de Texto criando o seu próprio dicionário de palavras, etc....
    Cante a música antes com seus alunos e explore bem a letra da mesma.
    
Comeu um pedaço
De genipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi prá panela...
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há...(2x)
  O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo...
Comeu um pedaço
De genipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi prá panela...  
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi prá panela...

  •  NO EDITOR DE TEXTO, O PROFº PODE PEDIR PARA OS ALUNOS CRIAREM TABELAS EM COLUNAS  PARA SEPARAREM OS Nº DE CONSOANTES E VOGAIS DAS PALAVRAS;


PALAVRAS
Nº DE VOGAIS
Nº DE CONSOANTES
Nº DE LETRAS
Pato
2
2
4
Pateta



Caneco



Galinha



poleiro



Coice



Cavalo



Jenipapo



Engasgado



tigela





  • OU PARA O ALUNO SEPARAR AS PALAVRAS EM SÍLABAS E DIZER O Nº DE SÍLABAS;

Pato
pa
to


2
Acolá





Pateta





Galinha





Marreco





Poleiro





Galo





pedaço





Engasgado





Jenipapo





moço






DICIONÁRIO DE PALAVRAS

  • RETIRAR DO TEXTO ALGUMAS PALAVRAS E PEDIR PARA OS ALUNOS PESQUISAREM NO DICIONÁRIO:
    EXEMPLO:
PATETA:

SURROU:

POLEIRO:

COICE:

ENGASGADO:

GENIPAPO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário